TUDO SOBRE O BASQUETE DO CORINTHIANS DO BRASIL E DO MUNDO

TUDO SOBRE O BASQUETE DO CORINTHIANS DO BRASIL E DO MUNDO

BEM VINDO - CESTAAAAAA - SEU PLACAR

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

JOGOS DESAFIO: BRASIL 77 X 71 ARGENTINA


A seleção brasileira adulta feminina conquistou mais uma vitória sobre a Argentina nos Jogos Desafio. No segundo amistoso realizado nesta segunda-feira (14) no ginásio José Correa, em Barueri, o Brasil ganhou por 77 a 71 na prorrogação (66 a 66 no tempo normal e 36 a 35 no primeiro tempo). A cestinha e destaque da partida foi a pivô Franciele Nascimento, que marcou um Duplo-Duplo (24 pontos e 12 rebotes), além de 31 pontos de eficiência. A ala Fernanda Beling, com 11 pontos e três assistências, também se destacou pelo Brasil. A principal pontuadora argentina foi a ala/pivô Florencia Fernandez, com 19 pontos. As brasileiras venceram o primeiro jogo, no sábado, por 65 a 50.

Argentina e Brasil se preparam para a Copa América / Pré-Mundial, que acontece de 23 a 27 deste mês, no ginásio Aecin Tocantins, na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. A competição garante os três primeiros colocados no Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010. O último compromisso da seleção brasileira antes do embarque para Cuiabá será o Jogo Desafio contra o Canadá, (21h30 de Brasília), também no ginásio José Corrêa. O SPORTV transmite ao vivo. Na preliminar, a seleção brasileira sub-15 masculina enfrenta a equipe adulta do Palmeiras.

APROBAS REALIZA 'ENCONTRO DE TÉCNICOS' NO DIA 17


A Associação Brasileira de Profissionais do Basquete (APROBAS) realiza no dia 17 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h30, no Círculo Militar de São Paulo, na Capital, mais um tradicional 'Encontro de Técnicos'. Nesta oportunidade, a palestrante será Kátia Araújo (foto), que vai discorrer sobre o "Exercício da Liderança por meio do estilo Coaching na gestão de equipes".

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (11) 9222-4607, com Tácito Pinto Filho, presidente da APROBAS. Já o Círculo Militar de São Paulo fica localizado na rua Abílio Soares, 1589, Ibirapuera, em São Paulo (SP).

domingo, 13 de setembro de 2009

PINHEIROS E BAURU VENCEM NESTE DOMINGO


O Pinheiros/Sky conseguiu a reabilitação no Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 ao derrotar o XV/Cosan/Bom Peixe/Amhpla/Selam, na tarde deste domingo (13 de setembro), por 102 a 86 (53 a 40 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, na cidade de São Paulo (SP), pela oitava rodada do turno da fase inicial. Os destaques foram Alexandre (27 pontos e 13 rebotes – double-double), Shamell (24 pontos e 06 assistências) e Diego (17 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time da Capital; Telmo (15 pontos e 03 rebotes), Will (17 pontos) e Luciano (17 pontos e 02 assistências), em favor da equipe do Interior.

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari subiu para a nona colocação, com nove pontos, em sete jogos realizados (02 vitórias e 05 derrotas). Já o time piracicabano ocupa o 11o lugar, com oito pontos e as mesmas sete partidas disputadas (01 vitória e 06 derrotas).

O próximo desafio do Pinheiros/Sky será na quinta-feira (17 de setembro), às 20h00, na Capital, contra o GRSA/Itabom/Bauru. O XV/Cosan/Bom Peixe/Amhpla/Selam buscará a recuperação contra o São José Basketball/Unimed/Vinac, na mesma data e horário, em Piracicaba (SP).

No outro duelo, o GRSA/Bauru passou com tranqüilidade pelo Rio Claro FC/SEME, por 87 a 51 (43 a 25 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Comendador José da Silva Martha, na cidade de Bauru (SP). Os principais nomes da partida foram Alex (24 pontos e 02 assistências), Eddy (13 pontos e 04 rebotes) e Larry (13 pontos, 05 rebotes e 12 assistências – double-double), pelo time da casa; Thomas (22 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e Soró (10 pontos), em favor do visitante.

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Jorge Guerra (Guerrinha) chegou aos 12 pontos, em sete jogos realizados (05 vitórias e 02 derrotas), subindo para a segunda colocação, ao lado do Paulistano/Amil, Metodista/São Bernardo e APABA/Santo André. Já a agremiação rio-clarense aparece no mesmo posicionamento, também com 12 pontos, em oito partidas disputadas (04 vitórias e 04 derrotas).

O GRSA/Itabom/Bauru volta à quadra na quinta-feira (17 de setembro), às 20h00, na Capital, para enfrentar o Pinheiros/Sky. Já o Rio Claro FC/SEME vai tentar a reabilitação contra a Metodista/São Bernardo, na terça-feira (15 de setembro), ás 19h00, em São Bernardo do Campo (SP).

Brasil faz segundo amistoso contra Argentina amanha


Bem armada para vencer. A seleção brasileira adulta feminina quer ganhar mais uma vez da Argentina nos Jogos Desafio Eletrobrás. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (dia 14), às 19h de Brasília, no ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri. O SPORTV transmite ao vivo. No primeiro confronto, as brasileiras ganharam por 65 a 50. Um dos pontos positivos apontados pelo técnico Paulo Bassul foi o bom rendimento nas assistências (22 do Brasil contra sete da Argentina). A armadora Adrianinha Pinto e ala-armadora Palmira Marçal, ambas com seis assistências, foram os destaques da partida nesse fundamento. As duas garantem que a tendência é jogar ainda melhor no segundo confronto.

— O grupo está começando a se soltar. Ainda estamos cometendo erros importantes de finalização, mas as jogadas estão saindo conforme treinamos e o número de assistências foi maior do que o de bolas perdidas, o que é bom. Acredito que vamos jogar com mais consistência na segunda-feira — comentou Adrianinha.

— Foi um bom teste. O time foi bem na defesa, mas faltou mais precisão no ataque. Conseguimos trabalhar bem a bola e o rendimento não caiu com as substituições. Estamos acertando esses detalhes para melhorar o aproveitamento ofensivo e fazer um jogo ainda melhor para presentear a maravilhosa torcida de Barueri, que tanto nos apoia — comentou Palmira Marçal.

Enquanto o Brasil procura aperfeiçoar seu ataque, a Argentina está preocupada com a defesa. Segundo a armadora Sandra Pavon, é difícil marcar as velozes jogadoras brasileiras.

— Temos que marcar com mais eficiência para diminuir o volume do contra-ataque brasileiro. Isso passa principalmente por melhorar o nosso rebote defensivo e os bloqueios. Defendendo com mais pressão, podemos dificultar o jogo das brasileiras e fazer funcionar o nosso contra-ataque — disse Pavon, de 24 anos.

BRASIL DERROTA ARGENTINA NO PRIMEIRO AMISTOSO

O Brasil conseguiu a primeira vitória sobre a Argentina nos Jogos Desafio Eletrobrás. Na partida realizada neste sábado (dia 12) no ginásio José Correa, em Barueri, a seleção brasileira adulta venceu por 65 a 50 (33 a 19 no primeiro tempo), com o apoio de 3.200 torcedores. A cestinha do jogo foi a pivô Kelly, com 14 pontos. A ala Micaela (nove pontos e seis rebotes) e a pivô Karina Jacob (nove pontos e cinco rebotes) foram outros destaques do Brasil. As armadoras Adrianinha e Natália também foram importantes para a vitória, com seis assistências cada. As principais pontuadoras da Argentina foram Cava, Pavon, Reggiardo e Sanchez, todas com sete pontos.

— Ainda precisamos acertar alguns detalhes, mas no geral, gostei bastante da defesa. Anulamos as características das principais jogadoras argentinas. O ataque também precisa melhorar, principalmente o aproveitamento nos contra-ataques e nos lances-livres. Um dos objetivos, que era ter um número maior de assistências do que bolas perdidas, foi alcançado — explicou o técnico do Brasil, Paulo Bassul.

— Foi um bom jogo. Acho que a equipe está crescendo conforme o planejado para chegar na Copa América bem preparada. O caminho agora é evoluir a cada amistoso. Com certeza faremos na segunda-feira uma partida melhor que a de hoje, especialmente nas finalizações e no entrosamento — afirmou a pivô Kelly Santos, cestinha da partida, com 14 pontos.

— Foi nosso primeiro jogo e pudemos observar bem a equipe. No primeiro tempo, não tivemos uma boa atuação. Melhoramos bastante depois do intervalo, principalmente no último quarto, quando fizemos um jogo mais equilibrado. Algumas jogadoras se juntaram a equipe faz pouco tempo e estão ganhando ritmo de jogo. Ainda temos tempo para acertar o time até a Copa América. Já espero fazer uma partida melhor na segunda-feira — comentou o técnico argentino Eduardo Pinto.

sábado, 12 de setembro de 2009

JOGOS DESAFIO: BRASIL 65 X 50 ARGENTINA

JOGOS DESAFIO: BRASIL 65 X 50 ARGENTINA
12/09/2009 20:39 h


O Brasil conseguiu a primeira vitória sobre a Argentina nos Jogos Desafio. Na partida realizada neste sábado (dia 12) no ginásio José Correa, em Barueri, a seleção brasileira adulta venceu por 65 a 50 (33 a 19 no primeiro tempo). A cestinha do jogo foi a pivô Kelly, com 14 pontos. A ala Micaela (nove pontos e seis rebotes) e a pivô Karina Jacob (nove pontos e cinco rebotes) foram outros destaques do Brasil. As armadoras Adrianinha e Natália também foram importantes para a vitória, com seis assistências cada. As principais pontuadoras da Argentina foram Cava, Pavon, Reggiardo e Sanchez, todas com sete pontos.

— Ainda precisamos acertar alguns detalhes, mas no geral, gostei bastante da defesa. Anulamos as características das principais jogadoras argentinas. O ataque também precisa melhorar, principalmente o aproveitamento nos contra-ataques e nos lances-livres. Um dos objetivos, que era ter um número maior de assistências do que bolas perdidas, foi alcançado — explicou o técnico do Brasil, Paulo Bassul.

— Foi um bom jogo. Acho que a equipe está crescendo conforme o planejado para chegar na Copa América bem preparada. O caminho agora é evoluir a cada amistoso. Com certeza faremos na segunda-feira uma partida melhor que a de hoje, especialmente nas finalizações e no entrosamento — afirmou a pivô Kelly Santos, cestinha da partida, com 14 pontos.

— Foi nosso primeiro jogo e pudemos observar bem a equipe. No primeiro tempo, não tivemos uma boa atuação. Melhoramos bastante depois do intervalo, principalmente no último quarto, quando fizemos um jogo mais equilibrado. Algumas jogadoras se juntaram a equipe faz pouco tempo e estão ganhando ritmo de jogo. Ainda temos tempo para acertar o time até a Copa América. Já espero fazer uma partida melhor na segunda-feira — comentou o técnico argentino Eduardo Pinto.

As duas equipes voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (14), às 19 horas de Brasília, no mesmo local. O SPORTV transmite ao vivo. Argentina e Brasil se preparam para a Copa América / Pré-Mundial, que acontece de 23 a 27 de setembro, na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. A competição garante três das oito seleções participantes no Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010.

BRASIL (16 + 17 + 18 + 14 = 65)
Adrianinha (5pts e 6 assistências), Palmira (7 e 6 assistências), Micaela (9 e 6 rebotes), Mamá (2) e Alessandra (7 e 5 rebotes). Depois: Kelly (14 e 9 rebotes), Karen (0 e 5 rebotes), Fernanda (3), Karina (9 e 5 rebotes), Natália (2 e 5 assistências), Sílvia (7). Técnico: Paulo Bassul.

ARGENTINA (04 + 15 + 09 + 22 = 50)
Pavon (7pts), Paoletta (6), Mendonza (0), Sanchez (7) e Fernandez (6). Depois: Cava (7), Reggiardo (7), Burani (5), Landra (3), Flores (0), B. Manna (0) Cejas (2). Técnico: Eduardo Pinto.

ÁRBITROS: Fátima Aparecida da Silva (BRA), Sergio Pranchevicius (BRA) e Jonas Pereira (BRA).

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Com o bronze no peito, argentino Scola é eleito o melhor da Copa América


Luis Scola liderou a equipe da Argentina na Copa América e foi eleito o melhor jogador do campeonato


Cestinha da competição, pivô ajudou a classificar sua equipe ao Mundial


Figura incansável no garrafão durante toda a Copa América, o argentino Luis Scola foi eleito o melhor jogador da competição, batendo o portorriquenho Carlos Arroyo na votação dos especialistas. Neste domingo, ele ajudou a Argentina a conquistar a medalha de bronze, contra o Canadá. Seu maior mérito, no entanto, foi tirar os hermanos da crise que os ameaçava no início do torneio, garantindo a classificação para o Mundial de 2010, na Turquia.


Scola foi o cestinha do campeonato com média de 23,3 pontos. Além disso, ele pegou 6,8 rebotes por partida e deu em média 2,6 assistências. Remanescente da geração de ouro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o pivô foi o líder em quem a Argentina se apoiou em San Juan para sair do buraco.

Após uma participação muito ruim nos amistosos de preparação, a equipe perdeu na estreia para a Venezuela, por 85 a 69. Após um dia de folga, os hermanos enfrentaram o Brasil e voltaram a perder: 76 a 67. Àquela altura, até a vaga no Mundial parecia ameaçada. Scola apareceu com 20 pontos diante do Panamá e deu início à reação. Na sequência, a equipe bateu República Dominicana, Canadá, México, Porto Rico e Uruguai.

Nas semifinais, no entanto, veio a derrota para os portorriquenhos. Mesmo perdendo, Scola brilhou com 31 pontos. Na disputa do bronze, ele fez 27 e garantiu o terceiro lugar.

Título do Brasil cala 10 mil torcedores de Porto Rico: ‘É mais gostoso’, diz Huertas



Armador afirma que a taça da Copa América teve sabor especial por ter sido conquistada na casa da equipe adversária, com o ginásio lotado



Quando a bola saiu das mãos de Carlos Arroyo nos últimos segundos da final da Copa América, a torcida de Porto Rico estava pronta para explodir no ginásio. A batida no aro, contudo, fez com que a euforia se transferisse dos 10 mil boricuas fanáticos que lotavam o Coliseu Roberto Clemente para os 12 jogadores do Brasil que passaram a comemorar o título na quadra. Com o ginásio calado, a conquista verde-amarela ganhou sabor especial.

- É mais gostoso. Jogar contra uma torcida de quase 10 mil pessoas é gratificante. Viemos para cá com esse objetivo de ganhar o torneio e não sabíamos contra quem jogaríamos semifinal e final. Felizmente foi contra o time da casa, e é bem mais gostoso ser campeão em cima o time da casa – afirmou Marcelinho Huertas, autor de sete pontos e quatro rebotes na partida deste domingo.

O drama do último período, quando os portorriquenhos tiraram 12 pontos de diferença no placar, só fez crescer a adrenalina dos jogadores dentro da quadra.

- Foi emocionante como tinha que ser. A gente sabia que Porto Rico sempre joga desta forma. Quando eles têm um bom momento, crescem muito na casa deles. Na final, esse melhor momento deles veio no fim do jogo. Por mais que eles tenham ficado com a chance do último arremesso, a gente conseguiu fechar o jogo – disse Marcelinho Machado, que mesmo tendo deixado a quadra zerado era um dos mais animados na comemoração.

Anderson Varejão, autor de oito pontos e oito rebotes na decisão, afirmou que o desfecho dramático aumentou ainda mais a vibração após o jogo.

- Todo mundo estava gritando, festejando e desabafando no vestiário. Foi muito difícil. Os três primeiros quartos foram determinantes para a vitória. No último período, a gente já sabia que isso podia acontecer, com o ginásio lotado. Mas mesmo assim, conseguimos ser campeões, então está todo mundo muito feliz – afirmou Anderson, um dos principais nomes da campanha do Brasil.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ULTIMOS RESULTADOS DA FEDERAÇÃO



19:30 PAULISTANO / AMIL 77 X 80 A.E.S.JOSE/UNIMED/VINAC DEM1
030 20:00 A.E. AMERICANA BASKETBALL 74 X 76 AMIGÃO/ANDORINHA/AMEA/ASSIS DEM1
Num. Jogo Hora 02/09/2009
031A 15:00 FINASA / OSASCO 41 X 40 APAB / BARRETOS MRF
040A 15:00 A.D. CENTRO OLIMPICO 64 X 48 A.D.SANTO ANDRÉ MRF
082 16:30 FINASA / OSASCO 44 X 63 APAB / BARRETOS MIF
101 16:30 A.D. CENTRO OLIMPICO 59 X 41 A.D.SANTO ANDRÉ MIF
040B 17:00 GUARU ESD / ESPORTE GUARULHOS 52 X 25 S.C. CORINTHIANS / CEAC "B" MRF
098 18:00 FINASA / OSASCO 49 X 59 APAB / BARRETOS IJF
121 18:00 A.D. CENTRO OLIMPICO 38 X 65 A.D.SANTO ANDRÉ IJF
099 18:30 GUARU ESD / ESPORTE GUARULHOS 77 X 31 S.C. CORINTHIANS / CEAC IJF
024 20:00 VIVO / FRANCA BASQUETE 97 X 80 XV / COSAN/BOM PEIXE/AMHPLA/SELAM DEM1
025 20:00 PALMEIRAS/LUPO/ARARAQUARA 88 X 75 AMIGÃO/ANDORINHA/AMEA/ASSIS DEM1
026 20:00 FLEXTRONICS/L.S.B./P.M.SOROCABA 77 X 79 GRSA / ITABOM - BAURU B.T. DEM1
027 20:00 E.C.PINHEIROS 74 X 80 RIO CLARO F.C. / SEME DEM1
028 20:00 APABA / SANTO ANDRÉ 76 X 80 METODISTA / SÃO BERNARDO DEM1
Num. Jogo Hora 01/09/2009
056A 18:00 E.C. BANESPA 85 X 75 S.C.CORINTHIANS PTA. JUM
056B 20:00 AMERICANA BASKETBALL 49 X 75 FRANCA BASQUETEBOL JUM
Num. Jogo Hora

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Brasil testa caras novas do elenco e joga o suficiente para superar os uruguaios



Com Diego e JP Batista no quinteto titular, seleção de Moncho se mantém invicta na Copa América e poupa seus principais jogadores para as semis


Foi uma sexta-feira diferente para o Brasil na Copa América. Fora do Coliseu Roberto Clemente, o céu estava azul no fim da tarde, apesar da ameaça da tempestade tropical Érika, que se aproximava de San Juan. Dentro da quadra, jogadores poupados e surpresas no quinteto titular. Só o que não mudou foi o resultado. Diante do Uruguai, a seleção de Moncho Monsalve conseguiu sua sétima vitória, por 82 a 62, e se manteve invicta. Confira as fotos da partida!



Marcelinho foi o cestinha da partida com 23 pontos. Anderson Varejão, seu companheiro de equipe, fez 14 pontos e pegou 10 rebotes. Do lado uruguaio, Mauricio Aguiar marcou 18.



Na sexta-feira, o Brasil enfrenta Porto Rico às 22h (de Brasília), no encerramento da segunda fase. Os horários, no entanto, ainda podem mudar, por causa da chegada de Érika, que foi rebaixada de tempestade para depressão tropical. As mudanças devem ser anunciadas na manhã de sexta.

Com a derrota, o Uruguai está eliminado. Na melhor das hipóteses, haveria um empate triplo entre uruguaios, dominicanos e canadenses, mas a Celeste ficaria fora no saldo de pontos. Com Brasil, Porto Rico e Argentina classificados para o Mundial, a última vaga será decida na partida entre República Dominicana e Canadá.




O próprio Diego parecia meio surpreso com a chance que ganhou, tanto que logo no início errou uma enterrada sozinho num contra-ataque. Na sequência, o ala se recuperou, somou quatro pontos, e a seleção abriu 9 a 2. A partir deste momento, o time de Moncho sofreu um apagão. Com oito pontos seguidos, a Celeste virou o placar para 10 a 9. Coube a Marcelinho, com dois tiros de três, devolver o Brasil ao comando das ações. Ao fim do primeiro período, o placar era de 22 a 14

Enquanto Leandrinho, Splitter e Alex viam tudo do banco, o Brasil manteve a boa vantagem no segundo quarto. Dentro da quadra, Machado, Huertas e Tavernari davam conta do recado. Machado acertou seus cinco primeiros chutes de três, e na sequência errou três. Na saída para o intervalo, o Brasil vencia por 44 a 35.

Moncho voltou para a segunda metade com Alex no quinteto. O jogo ficou truncado e o placar estacionou nos 50 a 42. Duas cestas seguidas do armador uruguaio Osimani ligaram o alerta no Brasil, que apertou a defesa. Duda roubou duas bolas, e no ataque Varejão ganhou duas vezes o duelo com o Esteban Batista. O relógio mostrava 62 a 52 na virada para o quarto período.

Moncho mandou Huertas de volta à quadra, mesclando titulares e reservas ao longo do quarto. Com a corda no pescoço, a Celeste não teve fôlego para se recuperar e em nenhum momento chegou a ameaçar a vitória brasileira.

Garantido nas semifinais e no Mundial, Brasil cumpre tabela contra o Uruguai


Seleção de Moncho Monsalve tenta manter a invencibilidade na Copa América a partir das 19h30m, com transmissão ao vivo do SporTV

Em jogo, a invencibilidade na Copa América e... pouco mais que isso. Com a vaga assegurada nas semifinais da competição em Porto Rico, o Brasil entra em quadra nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), para cumprir tabela contra o Uruguai na penúltima rodada da segunda fase. O passaporte carimbado para a Turquia, no entanto, não faz a seleção de Moncho Monsalve relaxar. O objetivo agora passa a ser o título do torneio, e terminar esta fase em primeiro lugar pode ser o primeiro passo para subir no degrau mais alto do pódio.



O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes emTempo Real.



- Desde que saímos do Brasil estamos pensando não só na classificação para o Mundial da Turquia, mas também no título da Copa América. Contra o Uruguai, vai ser difícil, eles complicaram a partida contra a República Dominicana. Mas tenho certeza de que vai dar tudo certo – afirmou Leandrinho, cestinha da seleção na Copa América, com média de 20,5 pontos.

Uruguaios precisam vencer de qualquer jeito


Se a partida não vale tanto para o Brasil, para os uruguaios é um compromisso de vida ou morte. A inesperada derrota para o Panamá nesta quarta-feira deixou a Celeste com a corda no pescoço. A classificação para o Mundial agora depende de vitórias improváveis sobre Brasil e Argentina.

- É uma missão muito dura, porque nossas próximas partidas são contra duas potências mundiais. Mas não somos conhecidos por entregar os pontos, vamos ver o que vai acontecer – avaliou o técnico uruguaio, Gerardo Jauri.



A rodada de quinta-feira, mantida mesmo com a ameaça da chegada da tempestade tropical Érika a San Juan, começa com Canadá x Panamá, às 14h30m (de Brasília). Na sequência, às 17h, o México enfrenta a República Dominicana. Brasil e Uruguai entram em quadra às 19h30m, e o dia termina com Porto Rico x Argentina, às 22h.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Brasil despacha o México e fica a um passo da classificação para o Mundial



Anderson Varejão sobe para mais uma cesta na partida contra o México, em San Juan

Invicta há 10 jogos na temporada, seleção pode carimbar o passaporte para a Turquia se vencer o Canadá nesta quarta-feira, às 14h30m



Uma vitória tranquila e um passaporte quase pronto para receber o carimbo. A seleção brasileira, que bateu ponto em todas as edições do Campeonato Mundial nas últimas seis décadas, venceu o México nesta terça-feira por 92 a 61 e ficou a um passo de manter a tradição. Se derrotar o Canadá na quarta, às 14h30m, a equipe de Moncho Monsalve garante a classificação para as semifinais da Copa América e, por consequência, embolsa uma das quatro vagas para o torneio na Turquia, em 2010.

Invicta há 10 jogos nesta temporada e há cinco na Copa América, a seleção só não se classificaria após uma vitória sobre o Canadá caso acontecesse uma catástrofe em San Juan, com uma combinação quase impossível de resultados e um empate entre cinco seleções ao fim da segunda fase.



O cestinha da partida desta terça-feira foi Leandrinho, com 18 pontos. Anderson Varejão fez 10 pontos e pegou 12 rebotes. Do lado do México, Omar Quintero anotou 13.



Veja a galeria com as melhores fotos da partida desta terça-feira!

A fragilidade do adversário não fez o Brasil baixar a guarda. Assim que começou a partida, as camisas azuis cruzavam a quadra de um lado para o outro em alta velocidade, deixando tonta a defesa mexicana. Leandrinho e Varejão comandavam o ataque. A diferença logo chegou a 10 pontos, mas aí a equipe relaxou. Os mexicanos cortaram para quatro e ameaçaram encostar. Só ameaçaram. Os comandados de Moncho voltaram a ditar as ações e fecharam a primeira parcial em 24 a 17.

Após um minuto de segundo quarto, Moncho mexeu no time. Tirou Splitter e Alex para colocar JP Batista e Marcelinho. O time voltou a cair de rendimento, e a vantagem escorregou para quatro pontos. Mesmo sem brilhar, a equipe conseguiu abrir oito de novo. JP se acertou, aproveitou os bons passes que recebeu e anotou seis pontos. As coisas voltaram ao normal, a diferença chegou a 18 e, quando saíram para o intervalo, os brasileiros venciam por 45 a 29.

Na volta para o terceiro período, Moncho aproveitou para rodar ainda mais o time. Guilherme Giovannoni e Jonathan Tavernari foram para o jogo e, mesmo com os reservas em quadra, o ritmo não caiu. A diferença quebrou a casa dos 20 pontos, e o técnico continuou rodando o elenco: Duda e Diego também entraram, e a parcial terminou com vantagem de 69 a 45, graças a uma cesta de Tavernari no estouro do cronômetro.





No último quarto, com o resultado garantido, bastou controlar o ritmo e descansar os titulares. Olivinha, o único que ainda estava no banco, também pintou na quadra. Com a quinta vitória seguida na Copa América, os jogadores já podem tirar os passaportes do bolso. Com mais uma vitória, todos já poderão cruzar o Atlântico rumo à Turquia.