TUDO SOBRE O BASQUETE DO CORINTHIANS DO BRASIL E DO MUNDO

TUDO SOBRE O BASQUETE DO CORINTHIANS DO BRASIL E DO MUNDO

BEM VINDO - CESTAAAAAA - SEU PLACAR

domingo, 26 de julho de 2009

PRIMEIROS CORTES DE BASSUL


A tesoura de Bassul tosou justamente três das (poucas) novidades da lista: Clarissa, Mariana Camargo e Jaqueline.

Não deveria dizer isso, porque não estou assistindo aos treinos, mas causa-me desconforto pensar que teremos uma repetição do time de Pequim na Copa América.

Espero que a Bassul e sua comissão técnica saibam o que estão fazendo.

Para organizar as idéias, vamos lembrar que das 24 convocadas, sobraram 22, com as saídas de Flávia e Iziane.

Temos agora 19 nomes, dos quais o treinador já trabalha com 10: Helen, Natália, Palmira, Izabela, Sílvia, Nádia, Karla, Micaela, Fernanda e Franciele, recebe 6 hoje: Kelly, Chuca, Tayara, Karen e Karina e aguarda 3: Adrianinha, Alessandra e Érika

quarta-feira, 15 de julho de 2009

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sem surpresas, Moncho anuncia a lista de convocados para a Copa América



Machucado, Nenê é o único atleta da NBA que não disputará a competição

O técnico Moncho Monsalve anunciou nesta segunda-feira os 22 convocados para a Copa América 2009, competição que classificará para o Campeonato Mundial e será realizada em Porto Rico entre os dias 26 de agosto a 6 de setembro. A equipe se apresentará no dia 26 de julho, em São Paulo.

A lista não apresentou grandes surpresas. Dos 22 convocados, dez serão cortados até a Copa América.



Dos três brasileiros na NBA, apenas o pivô Nenê, que fraturou o braço esquerdo em maio, não terá condições de defender a equipe. Leandrinho e Anderson Varejão, que não disputaram o Pré-Olímpico de 2008, já confirmaram suas presenças, assim como Tiago Splitter, destaque do basquete espanhol.



Moncho Monsalve convocou quatro jogadores do time que conquistou o título da primeira temporada do NBB pelo Flamengo: os irmãos Marcelinho (ala) e Duda (armador) Machado, o ala Jefferson e o pivô Baby.



Nove atletas da equipe B, campeã no Torneio de Almada e que compete nos Jogos da Lusofonia, ganharam uma vaga no time principal. Além de Duda e Jefferson, Moncho promoveu o armador Fúlvio, os ala-armadores Jonathan Tavernari e Diego Pinheiro, o ala Guilherme Teichmann, os ala-pivôs Olivinha e Lucas Cipolini e o pivô Paulão.



Dois atletas treinarão com a equipe como convidados, Luiz Felipe e Rafael Mineiro.



Antes da Copa América, os convocados disputarão o Torneio Internacional, realizado no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de agosto, e a Copa Tuto Marchand, que acontecerá em Porto Rico entre os dias 18 e 20 do mesmo mês.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Luso-Brasileiro é campeão mundial


Romero Júnior, extremo/poste, ex-Casino Ginásio e recém contratado pela Física de Torres Vedras, foi campeão pela Selecção Brasileira Master de basquetebol, em Praga.





Apresentando uma excelente campanha, o Brasil seguiu invicto e conquistou o campeonato ao derrotar a Rússia na decisão por 80 a 77. Formada por jogadores de 35 a 40 anos, a selecção brasileira master contou com três atletas com longa história em Portugal: o poste Fernando Luís, o Luisão, (ex-Benfica), o poste Rogério Fernandes (Ex-Benfica e Belenenses além de Alemanha), e o extremo/poste Romero Júnior (actualmente na Física de Torres Vedras), que actuou nas cinco partidas formando o consistente sistema defensivo da equipa, característica marcante das equipas portuguesas por onde passou nas últimas épocas.

FOTO: técnico do Cleveland veste camisa do Brasil para receber Anderson Varejão



Ala brasileiro leva susto com homenagem em sua volta aos Cavaliers

O ala Anderson Varejão teve uma surpresa durante sua apresentação ao Cleveland Cavaliers para assinar a renovação de contrato com a equipe. O atleta, que ganhará US$ 50 milhões (R$ 100,78 milhões) por seis anos, foi recebido pelo técnico Mike Brown, que usava uma camisa do Brasil. Ao lado de Danny Ferry, gerente-geral da franquia, Varejão brincou com o treinador e afirmou que a equipe está ainda mais forte para a temporada 2009 /2010. “Tomei até um susto. O Mike é um cara muito bacana, me dá muita confiança e disse que era uma homenagem a mim. Falei pra ele que, da próxima vez, quero vê-lo com a camisa, falando em português e com um cabelo igual ao meu”.

Presença constante na seleção, Splitter festeja a companhia dos ‘estrangeiros’


Pivô do Tau Cerámica confirma que estará na Copa América e conta com a ajuda de outros ‘gringos’ como Varejão, Leandrinho, Guilherme e Huertas



Enquanto a seleção brasileira sofria com desfalques nas últimas convocações, Tiago Splitter foi uma presença constante. Para a Copa América, no fim de agosto, o pivô do Tau Cerámica, da Espanha, viverá uma situação diferente. Desta vez, ele estará cercado por Leandrinho, Anderson Varejão, Marcelinho Huertas e Guilherme Giovannoni, em uma reunião de “estrangeiros” como há muito não se via com a camisa amarela.

- Sempre houve problemas com alguns jogadores, principalmente os da NBA, por contrato ou por lesão. Às vezes nos chateia um pouco a posição desses jogadores, mas, como amigo deles, eu tenho que entender. Cada um tem os seus motivos. Mas agora já falei com o Anderson e com o Leandrinho – afirmou Splitter, que visitou a sede da Confederação Brasileira de Basquete, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira.

O presidente da CBB, Carlos Nunes, voltou a admitir a dificuldade de contar com Nenê na Copa América, mas festejou a habitual presença de Tiago.

- O Splitter é prata da casa, sempre esteve conosco. O único que ainda não conseguimos contato é o Nenê. Fui informado de que ele está em lua-de-mel – explicou Nunes.

Nenê sofreu uma fratura no braço no último jogo do Denver Nuggets nos playoffs da NBA. O casamento do pivô foi na época do All-Star Game, na metade da temporada. Varejão renovou seu contrato com o Cleveland, e agora a CBB aguarda apenas a definição do valor do seguro para poder contar com o ala-pivô.

A última vez em que Splitter e Varejão dividiram o garrafão do Brasil foi na Copa América de 2005, quando o ala-pivô do Cleveland Cavaliers sofreu uma lesão no braço logo no início da competição.

- O Brasil está muito bem de pivôs, é a maior força do país. Não sei quem o Moncho vai querer colocar, mas todos estão com muita vontade – afirmou Splitter, sem esquecer de elogiar o jovem Paulão, que está em Portugal defendendo a seleção B.

O pivô catarinense, que pretende passar mais um ano na Europa antes de fazer o salto para o San Antonio Spurs, na NBA, curtiu duas semanas de férias em Blumenau, mas já está treinando sozinho para manter o condicionamento físico.

A seleção principal se apresenta no dia 26 deste mês e já tem 11 nomes confirmados: os pivôs Splitter, Varejão, Baby e Murilo, os alas Leandrinho, Marcelinho, Alex e Guilherme, e os armadores Huertas e Manteiguinha. A 12ª vaga será preenchida com algum nome da seleção B, que deve ceder ainda mais três jogadores para compor os treinamentos no Maracanãzinho, a partir do dia 3 de agosto.

AMERICANA EM FESTA E ANSIOSA PELA A-1


Se não bastasse o time feminino em Americana, agora haverá também a equipe masculina da cidade na Série A-1 do Campeonato Paulista. A Americana Basketball está a mil, pois além de conquistar uma vaga na elite do basquete masculino paulista, o time comandado pelo técnico Wolmer Bicalho foi campeão dos 53º Jogos Regionais, realizados em Atibaia (SP).

Com isso, motivação é o que não falta para a diretoria e se não bastasse, para fechar com chave de ouro o primeiro semestre para a cidade de Americana, o município conquistou o título geral dos 53º Jogos Regionais. Título disputado ponto a ponto, com a fortíssima cidade de Campinas.

"A cidade está em festa com essa conquista esportiva. Americana, nos últimos 11 anos, conquistou nove títulos gerais. Estamos provando a cada ano que o esporte amador de Americana é uma das grandes forças do estado de São Paulo. E, para melhorar ainda mais, vamos dar o suporte necessário para as modalidades que estão crescendo e trazendo resultados, caso da Americana Basketball", diz Adilson Bicalho, diretor da secretaria de esportes de Americana.

Para coroar ainda mais essa festa e dar maior confiança para todas as modalidades, a cidade de Americana irá sediar, em 2010, os 54º Jogos Regionais, fato que agora todos os coordenadores e técnicos das equipes vão fortalecer ainda mais suas equipes.

"O basquete masculino de Americana disputou apenas uma vez a Série A-1, foi em 2005, e ainda disputou o Nacional do mesmo ano. Soubemos na prática o que é jogar na elite do basquete, por isso estamos ansiosos para fechar o grupo de jogadores e darmos continuidade ao processo. Temos uma boa base e com mais alguns reforços vamos poder disputar em igualdade e fazer um bom papel. A diretoria está muito empenhada para montarmos um bom time, mas com pés no chão. O mais importante é manter o time na Série A-1", diz o técnico Wolmer Bicalho.

BRASIL SUPERA PORTUGAL E É CAMPEÃO INVICTO


A seleção brasileira adulta masculina, patrocinada pela Eletrobrás, conquistou o título invicto do Torneio Internacional de Almada, em Portugal. Na terceira e última rodada, disputada neste domingo, o Brasil superou Portugal por 77 a 73 (31 a 28 no primeiro tempo). Os cestinhas da partida foram Elvis Évora (POR) e Paulão Prestes (BRA), com 18 e 16 pontos, respectivamente. Os brasileiros ganharam na competição de Angola por 89 a 86 e da Finlândia por 95 a 89. O pivô Paulão foi o reboteiro e MVP do torneio. O Brasil estréia terça-feira (17h15 de Brasília) nos II Jogos da Lusofonia contra Cabo Verde.

— Foi um título conquistado com muita superação. Se hoje não tivemos um bom aproveitamento nos três pontos (24% e 4/17), a equipe obteve um excelente índice nos dois pontos (77% e 20/26) e nos lances livres (83% e 25/30). Esse desempenho acabou sendo decisivo para a terceira vitória. Também tem que ser destacada a união e o empenho de todos os jogadores. Nos minutos finais, perdemos os dois pivôs Paulão e Fiorotto, com cinco faltas, e o Cipolini ocupou muito bem a posição. O grupo está de parabéns e agora vamos com o moral elevado para a disputa da Lusofonia — analisou o técnico José Neto.

O Brasil ganhou de Portugal com Duda (16pts), Jonathan (9), Jeferson (2), Cipolini (13) e Paulão (12 e 6 rebotes). Entraram: Olivinha (11), Betinho (3), Teichmann (7), Benite (2), Fiorotto (2) e Dedé (0). O armador Fúlvio melhorou da febre, mas foi poupado para os Jogos da Lusofonia.

— PROGRAMAÇÃO

Torneio Internacional de Almada (Portugal)

1ª Rodada – Sexta-feira (dia 10)
Angola 86 x 89 Brasil
Portugal 67 x 59 Finlândia

2ª Rodada – Sábado (dia 11)
Brasil 95 x 89 Finlândia
Portugal 64 x 68 Angola

3ª Rodada – Domingo (dia 12)
Angola 83 x 96 Finlândia
Portugal 73 x 77 Brasil


* 14 a 19 julho – Jogos da Lusofonia (Lisboa / Portugal)
Dia 14 – Brasil x Cabo Verde (17h15)

* 1 a 3 de agosto – Torneio Super Four na Argentina
Equipes: Argentina, Austrália, Brasil e Uruguai

GERAÇÕES DIVIDE SELEÇÃO DE BASQUETE



Time feminino vê rivalidade entre jovens e veteranas


O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Paulo Bassul, teve de apelar para as jogadoras mais experientes para a disputa da Copa América.
Atletas como a armadora Helen Luz, 36, e a pivô Alessandra, 35, estão entre as 24 convocadas neste período de preparação, em Barueri (Grande SP). O campeonato será entre os dias 23 e 27 de setembro, em Cuiabá, e vale vaga no Mundial.

No entanto, a convivência diária entre as novatas e as veteranas com mais de 30 anos gerou um certo desconforto.

"Com certeza, as jogadoras de hoje são mais preguiçosas. Não acho que seja problema só das brasileiras. Mesmo aos 36 anos, eu era a que mais treinava na Espanha [no clube Hondarríbia Irún]", afirmou Helen.

"É um fenômeno mundial. Hoje, tudo é mais fácil com a internet e o celular. Elas ficam a maior parte do tempo nestas atividades. Antes, a alegria da atleta era só a quadra."

Nova assistente técnica da seleção e contemporânea das veteranas, Janeth Arcain, 40, encara com naturalidade o comportamento das jovens.

"Até mesmo os treinos mudaram. Não é como antes, que você precisava ficar muito tempo na quadra executando um trabalho ou outro. Mas, é claro que a gente tem de passar nossa experiência para as meninas."

Para as novatas, outro ponto que pode acirrar o relacionamento é a disputa por um lugar na seleção - apenas 12 das 24 relacionadas para os treinos vão disputar a Copa América.

"Como sou a mais nova, às vezes penso que o meu nome não estará na lista final de convocadas", lamentou a pivô estreante Nádia, 20. "Rivalidade existe dentro do grupo, mas não passamos isso para fora da quadra e nem extrapolamos. Ou seja, na hora de treinar, ninguém machucará a colega."

"Essa ambiguidade é algo difícil de trabalhar desde a base, mas é a parte mais legal do alto nível. Você tem de aprender a brigar pelo seu espaço e para vencer", disse Bassul.

"É um erro comum entre as mais jovens achar que só elas precisam aparecer no treino. Sempre converso com as atletas e tento convencê-las de que todo o time precisa crescer."

Segundo o treinador, a fórmula para estreitar o relacionamento do grupo e acabar com a imaturidade pode ser o aumento do número de amistosos.

"O ideal é fazer 35 jogos internacionais por ano. Mas é complicado pelas distâncias, porque temos de sair da América do Sul para jogar com times fortes e custa caro", explicou.

Antes da disputa da Copa América, a seleção feminina deve fazer dez amistosos, incluindo jogos-treino com a equipe masculina sub-16.

Nesta primeira fase de preparação, no ginásio José Corrêa, a seleção conta apenas com 14 jogadoras. Cinco convocadas da equipe de Ourinhos e a pivô Kelly, que atua no UTE do Equador, disputam o Sul-Americano de clubes e têm apresentação marcada para o dia 26.

A pivô Alessandra e a armadora Adrianinha, que jogam na Europa, apresentam-se no início de agosto. A pivô Érika e a ala Iziane estão na WNBA e podem chegar em setembro.

Fonte: Folha de São Paulo

CONVOCADA, IZIANE DIZ QUE NAO VOLTA PARA SELEÇÃO DE BASSUL

A ex-jogadora Hortência bem que tentou trazer Iziane de volta à seleção brasileira, mas não obteve sucesso. Em entrevista à TV Record, a ala afirmou que não volta a defender o time nacional enquanto Paulo Bassul for o treinador.

"Nunca fechei as portas para a seleção, mas eu e o Paulo não temos condições de trabalhar juntos. Ele não aceita o meu basquete, já me disse isso", justificou a atleta do Atlanta Dream.

Iziane foi afastada da seleção brasileira quando negou-se a entrar na prorrogação do duelo decisivo contra a Bielo-Rússia, válido pelo Pré-Olímpico. Nomeada gestora do departamento feminino da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Hortência tentou selar a paz entre os dois convencendo Bassul a convocá-la para a Copa América, em setembro.

Como a jogadora não respondeu, Hortência até mesmo planejou uma viagem para conversar com a jogadora. Ma Iziane está irredutível, apesar de dizer estar arrependida de sua atitude. "Não vou ter respeito por uma pessoa como o Bassul e ele não vai ter condições de me ensinar nada", declarou.

Bassul, por sua vez, preferiu não polemizar: "Se a Iziane pensa assim, é um direito dela".


Iziane ainda não se manifestou, diz Hortência

Carolina Canossa

Diretora do departamento feminino da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Hortência garante não ter recebido nenhuma resposta oficial de Iziane a respeito da convocação para a Copa América. Em entrevista à TV Record a jogadora disse que não vai defender a seleção brasileira enquanto Paulo Bassul for o técnico do time.

"Estou esperando ela me mandar um e-mail, falar comigo...", comentou a ex-jogadora à Gazeta Esportiva.Net. "Não estou sabendo dessa declaração dela, mas por enquanto a CBB não recebeu oficialmente nenhum pedido de dispensa", emendou.

Hortência está em Portugal acompanhando a seleção brasileira feminina sub-19, que se prepara para a disputa do Mundial, na Tailândia. "Quando eu voltar ao Brasil vamos ver o que fazer", comentou a dirigente. Ela, porém, avisa: não vai insistir para a ala voltar: "Se a Iziane não quiser, a seleção brasileira continua".

Fonte: Gazeta

domingo, 5 de julho de 2009

Paula discorda de Hortência e quer Iziane fora da seleção

Paula discorda de Hortência e quer Iziane fora da seleção

Paula deixou as quadras há quase uma década, mas mantém as mesmas opiniões e declarações fortes de quando atuava. Nesta sexta-feira, a ex-jogadora de basquete afirmou que não concorda com a volta de Iziane à seleção brasileira.

Em uma partida contra a Bielo-Rússia no Pré-olímpico da Espanha, em junho de 2008, Iziane ficou no banco de reservas e, em seguida, se recusou a entrar em quadra ao ser chamada pelo técnico Paulo Bassul. Em virtude desta atitude, a atleta ficou fora dos Jogos de Pequim.

Ao contrário de Hortência, que planeja ir aos Estados Unidos convencer Iziane a voltar para o time nacional, Paula acredita que a jogadora do Atlanta Dream não é imprescindível para a seleção brasileira.

"A Hortência, que jogou mil vezes mais do que a Iziane, nunca teve uma atitude como aquela. O pior é que ela (Iziane) não reconheceu o erro. Pedir desculpas é digno e a Iziane nunca teve essa atitude. Agora, eles vão encher a bola dela?", questionou Paula, que vê Iziane como um exemplo negativo para outras jogadoras.

"(Convocar Iziane novamente) É dar alguns privilégios que podem trazer complicações. Talvez a Iziane não seja um bom exemplo para as jogadoras. Em 20 anos defendendo a seleção brasileira, nunca nos recusamos a entrar em quadra. Até porque não ficávamos no banco", ironizou Paula, que, ao contrário de muitos ex-atletas, acredita que o Brasil não deveria sediar as Olimpíadas de 2016.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Bem que a vida poderia imitar o basquete

Bem que a vida poderia imitar o Basquete. Só valeria o tempo intensamente vivido. Na ação ou na contemplação. O tempo consumido no sono e na melancolia não deveria ser contado

quinta-feira, 2 de julho de 2009

OURINHOS É HEPTA-CAMPEÃO PAULISTA




O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos conquistou o título do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2009, o sétimo de sua história, ao derrotar VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, na tarde desta terça-feira (30 de junho), por 55 a 52 (23 a 17 no primeiro tempo), no terceiro jogo da série melhor-de-cinco do playoff - final.


Com este resultado, o time comandado pelo técnico Urubatan Lopes Paccini fechou a disputa com três vitórias e nenhuma derrota.Os dois primeiros quartos apresentaram um nível técnico muito baixo, o time visitante conseguindo uma ligeira vantagem no inicial (11 a 12), mas caindo de produção no seguinte e permitindo a reação do mandante, que ficou na frente ao final do primeiro tempo - seis pontos.


O grande destaque desse período foi à bola certeira convertida por Karina, do time da casa, nos segundos finais, ainda de sua quadra de defesa.No terceiro quarto, a partida cresceu em emoção, pois as duas agremiações melhoraram seu poderio ofensivo e ainda apertaram a marcação, com isso o time de Americana conseguiu uma ligeira vantagem e diminuiu a diferença do rival para cinco pontos (45 a 40).


O período final voltou a ser nervoso e os erros, dos dois lados, predominaram, mas o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos conseguiu manter a vantagem e garantiu a conquista.Os destaques da partida foram Patrícia Chuca (12 pontos e 08 rebotes), Karina (11 pontos, 07 rebotes e 02 assistências), Tayara (10 pontos e 03 assistências) e Lucimara (10 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), pelo time da casa.


Já em favor do visitante, os principais nomes foram Renatinha (12 pontos e 02 assistências), Karla (11 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Babi (08 pontos, 04 rebotes e 08 assistências).- Este é o meu primeiro título estadual como técnico e, ainda mais dentro de casa, só posso dizer que é uma maravilha. Esta conquista foi resultado de muito trabalho, já que treinamos aos finais de semana e nos feriados também.


A família sofre um pouco, mas no final vem essa bela recompensa - comemora Urubatan Lopes Paccini, técnico do Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos.- Faz seis anos que estou em Ourinhos e esta é a sexta decisão que disputo.


O nosso time está de parabéns, pois trabalhou muito forte e por tudo o que está fazendo dentro de quadra. Agora é pensar no Sul-americano - comenta a cestinha Patrícia Chuca, do time da casa.



Os resultados dos dois primeiros jogos da série, disputados na cidade de Americana (SP), também foram favoráveis ao Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos: 51 a 50 e 61 a 58.


PONTOS POR PERÍODO .................1° - 2°- 3°- 4° - FINAL
VIVOSABOR/UNIMED/FOLHAMATIC .....................12 - 05 - 23 - 12 = 52
COLCHÕES CASTOR/FIO UNIMED/OURINHOS ......11 - 12 - 22 - 10 =55

Varejão anuncia jogo no Brasil com estrelas da NBA e tenta trazer LeBron



Atletas da seleção também participam de evento no Maracanãzinho


Atletas da seleção também participam de evento no Maracanãzinho

Para os fãs de basquete, o dia 9 de agosto será uma data especial. Isso porque eles poderão ver de perto astros da NBA em ação no Basketball Show Brasil, a partir das 11h. Anderson Varejão, que disputou a última temporada pelo Cleveland Cavaliers, anunciou, nesta quinta-feira, a realização de um jogo especial com nomes da liga norte-americana e jogadores da seleção brasileira. O evento será no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Por enquanto, dois atletas do exterior estão confirmados: Drew Gooden (San Antonio Spurs) e Devin Brown (New Orleans Hornets). Mas a expectativa de Varejão é trazer LeBron James e os irmãos Pau e Marc Gasol, entre outros.



- Como o evento foi fechado há dois dias, não sei quem vem, mas o LeBron tem muita vontade de vir, já conversou comigo várias vezes sobre isso. O basquete brasileiro vive um momento importante, e esta é a hora certa pra trazer o jogo para cá. Será uma grande brincadeira - ressaltou Varejão, que ainda não sabe se jogará no time dos amigos da NBA ou com os colegas da seleção brasileira. Talvez um pouco em cada equipe.



O evento arrecadará recursos para a Hope Unlimited, que mantém dois projetos sociais no Brasil, em Campinas (SP) e Vitória (ES). Ao todo, são 600 crianças carentes que são preparadas para o futuro através de estudos e cursos profissionalizantes.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

OURINHOS VENCE E GARANTE SEU SÉTIMO TÍTULO


sétimo de sua história, ao derrotar o VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, na tarde desta terça-feira (30 de junho), por 55 a 52 (23 a 17 no primeiro tempo), no terceiro jogo da série melhor-de-cinco do playoff - final. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Urubatan Lopes Paccini fechou a disputa com três vitórias e nenhuma derrota.

Os dois primeiros quartos apresentaram um nível técnico muito baixo, o time visitante conseguindo uma ligeira vantagem no inicial (11 a 12), mas caindo de produção no seguinte e permitindo a reação do mandante, que ficou na frente ao final do primeiro tempo - seis pontos. O grande destaque desse período foi à bola certeira convertida por Karina, do time da casa, nos segundos finais, ainda de sua quadra de defesa.

No terceiro quarto, a partida cresceu em emoção, pois as duas agremiações melhoraram seu poderio ofensivo e ainda apertaram a marcação, com isso o time de Americana conseguiu uma ligeira vantagem e diminuiu a diferença do rival para cinco pontos (45 a 40). O período final voltou a ser nervoso e os erros, dos dois lados, predominaram, mas o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos conseguiu manter a vantagem e garantiu a conquista.

Os destaques da partida foram Patrícia Chuca (12 pontos e 08 rebotes), Karina (11 pontos, 07 rebotes e 02 assistências), Tayara (10 pontos e 03 assistências) e Lucimara (10 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), pelo time da casa. Já em favor do visitante, os principais nomes foram Renatinha (12 pontos e 02 assistências), Karla (11 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Babi (08 pontos, 04 rebotes e 08 assistências).

- Este é o meu primeiro título estadual como técnico e, ainda mais dentro de casa, só posso dizer que é uma maravilha. Esta conquista foi resultado de muito trabalho, já que treinamos aos finais de semana e nos feriados também. A família sofre um pouco, mas no final vem essa bela recompensa - comemora Urubatan Lopes Paccini, técnico do Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos.

- Faz seis anos que estou em Ourinhos e esta é a sexta decisão que disputo. O nosso time está de parabéns, pois trabalhou muito forte e por tudo o que está fazendo dentro de quadra. Agora é pensar no Sul-americano - comenta a cestinha Patrícia Chuca, do time da casa.

Os resultados dos dois primeiros jogos da série, disputados na cidade de Americana (SP), também foram favoráveis ao Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos: 51 a 50 e 61 a 58.

Frederico Batalha