TUDO SOBRE O BASQUETE DO CORINTHIANS DO BRASIL E DO MUNDO

TUDO SOBRE O BASQUETE DO CORINTHIANS DO BRASIL E DO MUNDO

BEM VINDO - CESTAAAAAA - SEU PLACAR

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Há 15 anos, seleção de Paula, Hortência e Janeth levava o Brasil ao topo do mundo



Relembre a conquista histórica da seleção de Paula, Hortência e Janeth no Mundial de 1994


Título mundial de 1994 foi a última grande conquista do basquete nacional





Hortência e Paula se abraçam durante o Mundial de 1994: o Brasil chegou ao topo do mundo


Marcari Oliva, Gonçalves da Silva e Dos Santos Arcain. Pelos registros oficiais da Fiba, foram esses três nomes que levaram o basquete brasileiro ao topo do mundo pela última vez. Em 1994, o trio comandou a equipe verde-amarela no Campeonato Mundial feminino da Austrália. Para fazer justiça, no entanto, é preciso deixar de lado a formalidade dos sobrenomes. Há exatos 15 anos, Hortência, Paula e Janeth faziam do Brasil a melhor seleção do planeta.




Hortência e Paula se abraçam durante o Mundial de 1994: o Brasil chegou ao topo do mundo A vitória por 96 a 87 sobre a China na final do dia 12 de junho de 1994 foi a última grande conquista da bola laranja nacional. Marcado pela superação do início ao fim, o título consagrou a geração de Paula e Hortência, com a ajuda valiosa de uma Janeth ainda jovem e um elenco que tinha ainda Helen, Leila, Adriana, Ruth, Roseli, Cíntia, Alessandra, Dalila e Simone. Todas comandadas por Miguel Ângelo da Luz.

- Nossa geração sentiu que aquela oportunidade talvez fosse a última para chegar a uma posição adequada ao nosso comprometimento – lembra Paula.

A decisão foi contra a China, mas o grande jogo veio nas semis, quando a seleção eliminou os Estados Unidos.

- Ia chegar a hora em que teríamos que jogar contra elas. Melhor que tenha sido na semifinal; acho que na final não ganharíamos. Mas quebramos aquela regra de só dar elas ou a Rússia – conta Hortência.







Janeth virou a principal figura da seleção após as aposentadorias de Paula e Hortência


Um caminho marcado pela superação



Ao longo da caminhada, não faltaram percalços, a começar pela própria escolha do técnico. Conhecido por trabalhar no basquete masculino, Miguel Angelo sofreu forte resistência dentro do elenco. Coube ao chefe da delegação, Waldyr Pagan, fazer o meio-campo até que Miguel provasse que podia comandar a equipe.




Janeth virou a principal figura da seleção após as aposentadorias de Paula e Hortência Nas fases preliminares, o Brasil sofreu duas derrotas. A primeira foi para a Eslováquia, um duro golpe na confiança da equipe. A segunda, já nos grupos das quartas-de-final, foi para a China, no dia 8 de junho, mesmo com boas atuações de Hortência, Paula e Janeth. Logo depois, contra a Espanha, no jogo que valia vaga para o mata-mata, a vitória só veio no último minuto. E ali o Brasil embalou de vez.

Na semifinal, o temido duelo com as americanas, que tinham no elenco estrelas como Lisa Leslie, Dawn Staley e Teresa Edwards. Com ótimas atuações de Hortência (32 pontos), Paula (29) e Janeth (22), o Brasil chegou a ficar bem atrás no placar, mas cortou a diferença e arrancou uma vitória heroica por 110 a 107.

No dia 12 de junho, veio a grande consagração. Contra a China, Hortência explodiu mais uma vez com 27 pontos, enquanto Janeth colaborou com 20, e Paula, com 17, além de seis assistências. A chinesa Zheng ainda anotou 27 pontos, mas não foi o bastante para frear o Brasil naquele dia. O basquete feminino verde-amarelo, enfim, estava no topo do planeta.

Confira a campanha completa da seleção brasileira no Campeonato Mundial de 1994.




Primeira fase
Brasil 112 x 83 Taiwan
Eslováquia 99 x 88 Brasil
Brasil 87 x 77 Polônia
Segunda fase
Brasil 111 x 91 Cuba
China 97 x 90 Brasil
Brasil 92 x 87 Espanha
Semifinal
Brasil 110 x 107 Estados Unidos
Final
Brasil 96 x 87 China

Nenhum comentário:

Postar um comentário